Casa Real Portuguesa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Casa Real Portuguesa

Casa Real Portuguesa
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 aeronave portuguesa ecológica

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 261
Data de inscrição : 24/05/2010

aeronave portuguesa ecológica Empty
MensagemAssunto: aeronave portuguesa ecológica   aeronave portuguesa ecológica EmptyQua Jun 08, 2011 9:56 am

http://www.boasnoticias.pt/noticias_Portugal-constrói-aeronave-inovadora-e-sustentável-_6841.html

aeronave portuguesa ecológica Dirigible


Um dirigível capaz de permanecer meses no ar e 100 por cento livre de emissões de CO2 foi construído na Maia, numa fábrica têxtil. Depois de quatro anos de trabalho o “Nature Friendly Airship Program” está pronto para o encontro com o mundo e com potenciais investidores, conforme avança o jornal Público.

A ideia de criar este dirigível de última geração partiu de Cassiano Rodrigues, ex-piloto e dono da empresa de aviação Nortávia e da fábrica Rodrilinea, onde a aeronave foi construída.

Com uma equipa de sete profissionais e um investimento de quase dois milhões de euros, a Nortávia está pronta para mostrar ao mundo o seu NFAP - Nature Friendly Airship Program, um dirigível aéreo pioneiro a nível mundial.

Este projeto tem muitas vantagens a seu favor a começar pelo facto de ser versátil, podendo chegar onde mais nenhum meio de transporte chega. A aeronave tem capacidade para estar no ar horas, dias ou meses com um número de pessoas que pode variar de acordo com a escala em que for costruído.

O dirigível português prima ainda pela segurança, já que é feito à prova de queda e usa o material mais inerte de todos, o hélio, que não é inflamável nem explode, ao contrário do hidrogénio.

Além disso é sustentável, com uma pegada de carbono nula, já que é exclusivamente alimentado por energia elétrica gerada a partir de um sistema inovador que junta um gerador de biocombustível, baterias, células fotovoltaicas e um motor eléctrico. Pode também ser conduzido autonomamente, sem necessidade de incluir piloto a bordo, conforme explica o jornal Público.

Inicialmente a ideia de Cassiano Rodrigues era usar este dirigível para fins o turísticos, mas atualmente a equipa acredita que esta aeronave pode servir muitos outros fins. "Lembrámo-nos das missões de vigilância da floresta, da orla costeira, dos pipelines de petróleo", acrescenta Hugo Palma, da direção de Investigação e Desenvolvimento da Nortávia ao jornal Público.

Este projeto contou com um co-financiamento comunitário do Programa Operacional Regional do Norte, o ON.2, de cerca de 500 mil euros. A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte (CCDR-N) tem acompanhado e facilitado o acesso do projeto aos financiamentos comunitários e pretende continuar a contribuir para o desenvolvimento de um modelo de exploração, com objetivos de industrialização e comercialização.

Ir para o topo Ir para baixo
https://www.reiazdeconta.com
 
aeronave portuguesa ecológica
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» O Club de Bilderberg
» Defesa Pessoal
» Casa Real Portuguesa- Comunicado aos Portugueses!
» Jogo do pau/ Arte Marcial Portuguesa curso online
» Toda a verdade sobre a sucessão dinástica na Casa Real Portuguesa

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Casa Real Portuguesa :: Ecologia e ambiente-
Ir para: