Casa Real Portuguesa
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Casa Real Portuguesa

Casa Real Portuguesa
 
InícioInício  PortalPortal  Últimas imagensÚltimas imagens  ProcurarProcurar  RegistarRegistar  Entrar  

 

 Biosofia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Admin
Admin



Mensagens : 261
Data de inscrição : 24/05/2010

Biosofia Empty
MensagemAssunto: Biosofia   Biosofia EmptyTer Jun 08, 2010 12:56 pm

http://biosofia.net/2001/12/23/sistema-de-plantacao-directa-uma-revolucao/

Biosofia
Para uma nova compreensão da Vida, do Universo e do Homem

Sistema de Plantação Directa - Uma Revolução?
Reequacionando o Milenar Sistema de Lavoura…

O que é o Feijão Mucuna
Pode dizer-se, em jeito carinhoso mas com propriedade, que este feijão - feijão Mucuna - é o feijão mágico, perdido, do velho conto tradicional que nos deixou Andrew Lang. Na verdade, ele produz um milagre que traz riqueza e prosperidade: transforma terreno infértil em terreno verde e fértil. As terras dos deserdados, aquelas pelas quais â��ninguém dá nadaâ�™️ - desertos, terrenos que sofreram contínua erosão, solos esgotados e desvitalizados - conhecem a reabilitação para a vida ao serem tocados pela acção deste maravilhoso benfeitor. Ele seria uma importante solução para as vastas regiões improdutivas em África (estamos a lembrar-nos, por exemplo, do imenso e tão penalizado território moçambicano) e em muitos países pobres noutras latitudes (nomeadamente, em vastas regiões tão áridas do Médio Oriente e da Ásia Central, onde, segundo se alega, escasseiam as alternativas ao plantio de opiáceos).
O feijão Mucuna - de que existem múltiplas variedades em estudo 1 - vai, muito particularmente, ao encontro do pequeno agricultor, tantas vezes proprietário apenas de lotes de terrenos pedregosos, de terrenos escarpados ou em socalcos, onde nenhum arado pode operar. Com ele, declina-se em definitivo a agricultura industrializada convencional, com economia de custos de combustível e do recurso nocivo a pesticidas e fertilizantes químicos.

Cultivar sem Lavrar
A plantação do feijão Mucuna faz-se directamente na terra não arada e, fundamentalmente, prepara os solos inférteis para futuras colheitas então diversificadas (alguns chamam-lhe a técnica da “adubação verde”). Esta leguminosa possui um incrível poder vital e vitalizante dos solos. Através de um sistema radicular que chega a atingir 3 metros de envergadura, actua e explora um perfil mais profundo do terreno do que acontece nas lavouras tradicionais. Atrai, de forma notável, a proliferação de minhocas, e são estas, verdadeiramente, as obreiras naturais no arado do solo.

Este sistema realmente ecológico é também equilibrante no que concerne às relações solo/atmosfera na Natureza. Com efeito, os solos passam a absorver carbono - carbono que é hoje perigosamente excedente na atmosfera -, concorrendo assim para travar e reverter as tendentes alterações climáticas do Globo. Por outro lado, como é sabido, todas as leguminosas provêem o solo de uma inestimável riqueza em azoto.
A actividade biológica natural nos subsolos é fundamental. A Natureza é prodigiosamente Inteligente e, agora - com a implementação de um tal sistema, que pode demarcar-se de todas as agressoras regras de cultivo estabelecidas no curso de milénios -, passamos a colaborar com ela e não, como até aqui, a travar-lhe o â��passoâ�™️ com a nossa â��lógicaâ�™️ e a nossa acção desestabilizadora. A identidade e a composição dos solos são respeitadas. Com tal sistema, assegura-se, então, um equilíbrio total - ecológico -, e até as ervas daninhas são eliminadas, por conta de um processo seleccionador natural que se libera e estabiliza.

Esta revolução nas práticas do cultivo tem sido de inestimável ajuda na reabilitação de campos, nomeadamente, nas Honduras e na Guatemala. Veio, também, alterar radicalmente os hábitos alimentares de populações desvalidas. Trata-se de uma leguminosa muito nutritiva, se bem que contenha um composto, a Dopamina-L 2, com algum factor de toxidade. Para obviar a este inconveniente (que pode ocasionar dores de cabeça e alterações intestinais, por vezes passageiras, segundo as espécies), devem observar-se alguns cuidados preliminares ao seu uso: descartam-se as vagens, demolha-se durante 12 horas, escorre-se e ferve, adicionando uma colher de bicarbonato de sódio ou de carvão em pó (as soluções alcalinas são antídotos da Dopamina, inactivando-a em certa medida), durante 20 minutos, e deitando-se fora esta primeira água de cozedura. Pode, então, ser cozinhada simples ou em aditivo do pão (a mais importante base alimentar das populações muito pobres), tornando-o muitíssimo mais rico e saboroso. Dos grãos (depois de novamente levados à secagem), igualmente se faz uma farinha que se utiliza para engrossar sopas e molhos, e bem assim se produz leite e queijo de mucuna (de certa forma, à semelhança dos equivalentes derivados da soja). Nestes países, regra geral em solos antes considerados estéreis, tem sido adoptado o chamado â��sistema de plantação inteligente de rotatividadeâ�™️, de feijão Mucuna e de soja (em alguns casos, também se verificando a alternância com o sorgo ou com o milho grado, igualmente conhecido por maís).

Surpreendentemente para os muitos cépticos locais - com hábitos de lavoura completamente contrários, de muitas gerações - os solos mais pedregosos e áridos em pouco tempo tornaram-se aglutinados, estruturados e granulados e até o seu odor se modificou: passaram a apresentar um cheiro característico de â��terra de matoâ�™️ - sinal de fertilidade. Nesses campos se reintegram agora gado e culturas, reabilitando-se, assim, a preciosa simbiose (a vitalidade integrada) da terra, de animais e de pastos.

Isabel Nunes Governo
Vice-Presidente do Centro Lusitano de Unificação Cultural

1 O Mucuna Sloani, o M. Pruriens, o M. Flagilepea, o M. Cocchinchinensis (de sementes brancas, e dos mais apreciados), o M. Utilis (de sementes negras), etc., com diferentes graus de toxidade relativamente à Dopamina - de que falaremos mais adiante -, parecendo depender da proveniência, nomeadamente em termos de latitude.

2 A Dopamina é, no entanto, uma substância com utilizações muito úteis em farmácia; por conseguinte, uma fonte de rentabilidade adicional. No seu estado natural (na Natureza), esta substância é algo tóxica, sobretudo quando não é totalmente consumida (queimada pelo organismo) na combustão própria de uma vida metabolicamente activa (factor regra geral ausente nas sociedades rurais, de hábitos e polarizações intelectuais, letárgicos e passivos, como são habitualmente os casos sobre que nos vimos debruçando). Algumas espécies de Mucuna revelam-se, entretanto, excelentes plantas forrageiras, inócuas e muito particularmente indicadas para os rebanhos laníferos. A Dopamina, apesar de ainda insuficientemente investigada, tem, em Farmacopeia, indicações preciosas e já demonstradas em múltiplos domínios: em disfunções metabólicas (nomeadamente das supra-renais e da hipófise) e do sistema nervoso central - onde intervém, como neurotransmissor, no controlo de actividades mentais, sensoriais, motoras e endócrinas; na doença de Parkinson; na gaguez; na hipertensão arterial; em algumas cardiopatias; na insuficiência renal aguda; nas cirroses hepáticas; em algumas intoxicações barbitúricas e até no desuso de químicos eufóricos (tem sido testada, com algum cuidado e reserva, na reabilitação do consumo continuado da droga Ecstasy, do qual parece proceder alguma inibição, por parte do organismo, da secreção de serotonina).
Ir para o topo Ir para baixo
https://www.reiazdeconta.com
 
Biosofia
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Biosofia

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Casa Real Portuguesa :: Saúde e alimentação-
Ir para: